Ao apresentar alguns conceitos básicos sobre ética, moral e cultura, citamos o último parágrafo do livro “A Sociedade da Informação – Como Sociedade Pós- Industrail, escrito em 1984, por Ioneji Masuda, em 1982: “No século XXI a civilização não será material, simbolizada por enormes construções, mas será, virtualmente, uma “civilização invisível”. Ela poderia ser chamada “da
informação”. O homo sapiens que deu origem a primeira civilização material, após a era glacial, agora está ressurgindo, dez mil anos depois”.
Em vários pontos do seu livro, Masuda enfatiza que o crescimento tecnológico (e seus poderes) não são acompanhados de uma evolução cultural, moral e ética. Por consequência, os riscos deste crescimento podem ser, literalmente explosivos, com desdobramentos de crises em todos aspectos da sociedade humana.
O material a seguir foi extraído do site Significados.com.br
Ética e Moral
De uma forma sucinta, a ética é uma teoria que se ocupa dos princípios que orientam as ações, já a moral é prática e está relacionada às regras de conduta. A palavra ética é derivada do grego ethos, que significa, 'hábitot', 'comportamento', 'modo de ser'. Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes. Isso porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos. Já a ética, busca fundamentar o
modo de viver pelo pensamento humano.
A ética não se resume à moral, que é geralmente entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e agir no mundo. Muitos filósofos importantes estudavam e definiam a ética. Para Aristóteles, por exemplo, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la.
Essa finalidade suprema, para Aristóteles, é a felicidade. Não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência (conhecida como a justa medida)
Cultura
A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos. Para as ciências sociais (entre elas a sociologia e antropologia), cultura é uma rede de compartilhamento de símbolos, significados e valores de um grupo ou sociedade.
São formados artificialmente pelo homem, ou seja, de uma maneira não natural. A origem da palavra cultura vem do termo em latim colere, que significa cuidar, cultivar e crescer. Por isso o termo também está associado a outras palavras, como a agricultura, que trata do cultivo e crescimento das plantações. Os elementos que compõem uma cultura são compartilhados pelos membros da sociedade, criando-se, assim, uma identidade cultural.
Comments