“Buscar conselho não revela incompetência. Reflete respeito pela visão de outras pessoas. Solicitar
“feedback” não sinaliza insegurança, demonstra maior preocupação com resultados do que com o ego. Solicitar apoio não mostra fraqueza, constrói força.”
- Adam Grant
Não há dúvida de que atividades de assessoria e consultoria de terceiros, prestadas por bons profissionais a bons profissionais das organizações é uma receita de sucesso. Praticamente toda a equipe deveria contar com terceiros em sua formação, combinando conhecimento interno com perspectivas externas.
Naturalmente que não serão os terceiros que decidem o que deve ser feito e nem como ou quando, mas apoiam aos gestores encarregados dessas decisões. O simples fato de não atuarem no dia a dia da Organização, permite a eles “visões laterais“, enfoques diferenciados que são facilitados por quem não está diariamente envolvido com as operações. Também as experiências em outros segmentos de atuação podem agregar contribuições interessantes.
O texto de Adam Grant salienta um ponto importante. Bons gestores, seguros, que reconhecem seu próprio valor, veem apoio como algo positivo, quase indispensável nos ambientes tão dinâmicos desses tempos. Por outro lado, gestores inseguros e normalmente centralizadores, veem este eventual apoio como sinal de fraqueza e até de ameaça ao seu “status quo”. Isto sem falar em “mais custos”.
Há vários sinais da boa qualidade de gestores, entre os quais o fato de constituírem equipes capacitadas, em que muitos de seus integrantes conhecem vários assuntos melhor do que ele. Por outro lado, os inseguros normalmente tem equipes medíocres.
Outro aspecto interessante é o fato de serem “substituíveis” sem impactos operacionais e táticos imediatos, pois não estruturam processos de forma centralizada e os democratizam ao máximo. Por outro lado, os inseguros se consideram insubstituíveis.
Seja em um cafezinho com outros colegas, seja participando de cursos e seminários, seja ensinando, seja interagindo com assessorias e consultorias especializadas, os gestores eficientes e eficazes sabem que reconhecer as resultantes de diversas perspectivas é uma das qualidades essenciais do bom gestor.
. . . .
Comments