top of page

Atenção com a Ortografia e a Sintaxe!

“Expontâneo não existe, mas espontaneidade sim.” Remoto é diferente de virtual. Reuniões reais são remotas ou presenciais, nunca virtuais.” As frases acima combinam mensagens que, por vezes, passam despercebidas e embaralhadas no universo das comunicações e no mundo dos sistemas de informações.


O nível de qualidade das comunicações depende dos contextos, mas para serem efetivas devem ser simples (o que não é fácil). Profissionalmente é preciso muita atenção às palavras, com suas combinações e com os conceitos que carregam. Sem este cuidado se corre o risco de “confusões estruturais” e “vazios informacionais”.


Diariamente vemos comunicações vagas devido a deficiências de vocabulário. Certas palavras são como macros tais como: “síntese”, “resultante” e “empatia”. Não é preciso exigir que todos sejam especialistas em língua portuguesa e em estrangeirismos, mas dominar o essencial (especialmente por pessoas que tiveram oportunidade de estudar) é algo a ser valorizado.


Falar e escrever corretamente é um indício de cultura, disciplina e, muitas vezes, de criatividade ao perceber as diferenças sutis até entre sinônimos.


Que fique claro, deve-se respeito a todas formas comunicação – especialmente para com aqueles que não tiveram acesso à educação, mas, por outro lado, deve-se questionar pessoas com cursos superiores ignorando sistematicamente plurais, por exemplo.


Quem trabalha com TI certamente sabe o que é um erro de sintaxe e a diferença entre escrever “DO” ou “DU”. Queremos dominar tecnologias? Então não devemos ignorar regras e boas práticas de programação – incluindo aí a sua língua nativa.


A frase a seguir tem pelo menos 7 erros. O processador de textos não identificou qualquer um deles: “A fim de dar segmento ao projeto haverão reuniões virtuais, como fizemos a uma semana atras”.


Até dá para entender, mas a frase demonstra fragilidade de conhecimentos e, também, gera dúvidas sobre a capacidade de compreensão e visão sistêmica de quem escreve algo dessa forma. Como esta pessoa lida com outras questões? Comunicar-se adequadamente (sem preciosismos) é como arrumar a própria cama. É bem mais do que parece.

Comentários


bottom of page