top of page

Universo além do digital



Mundo Digital


A fantástica evolução dos recursos para captação, tratamento, armazenamento e disponibilização de dados digitais permite sofisticadas análises tanto para responder perguntas, quanto para incentivar a fazê-las (DataOps...). A possibilidade de interligar dados confiáveis gera informações potenciais, que se transformam em informações a partir de seu uso (DevOps...). Dado isolado nada representa. Informação, isoladamente, representa pouco.


A contextualização e as conexões das informações é que geram conhecimento. Ou seja - repetindo - o conhecimento está nas conexões das informações em determinado contexto.

Este conhecimento só é útil se for usado para apoiar tomadas de decisão.




Universo Além do Digital


Para tomar decisões realmente efetivas, é importante considerar um espaço mais amplo.

O conhecimento será ainda mais valioso se considerar um contexto maior aonde se encontram informações, percepções e sensações mais sutis: cultura, comportamentos, tendências, aspectos históricos, casos semelhantes, avaliação de recursos, riscos, objetivos, dinâmicas de processos e, sobretudo, as complexas entrelinhas dos relacionamentos e da intelectualidade humanas.


Este espaço é preenchido por experiências, observações e estudos de toda uma vida (pessoal e organizacional), muitas delas em estado consciente e muitas no inconsciente. Estes “dados superdesestruturados” me lembram a câmara de magma de nosso planeta, uma analogia para uma poderosa camada de energia informacional, ainda não possível de ser transformada em digital.


Os dados desta câmara mais se assemelham a sinais do que propriamente dados como os conhecemos. Tipo zilhões de nanodados interconectados que geram pulsos de informações potenciais e com capacidade ilimitada de combinações. De várias formas a “Câmara de Magma Não Digital” gera significativas intuições que não devem ser desprezadas.




Sinergia do Digital com o Além do Digital


Combinando as informações provenientes do mundo dos dados digitais e deste universo interior não digital, podemos tomar decisões mais assertivas. Ambas as fontes são indispensáveis e nenhuma delas, isoladamente, é suficiente. Como se diz há muito: administração é ciência e arte. Já foi mais arte do que ciência, mas não devemos ignorar estes dois aspectos.


Quem ignora informações digitais está especulando. Quem ignora intuições está atuando como um robô. A chave – sempre que possível – é o equilíbrio. Na dúvida? Depende o caso.

Comments


bottom of page